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Conhecimento

Publicidade põe Petrobras em ranking das mais sustentáveis

Pesquisa consolida Natura como empresa amiga da natureza; petroleira ocupa segunda posição


Pesquisa feita pela TM20 Branding e a Brazil Panels, e publicada pela Folha de São Paulo, mostra que a Petrobras é considerada a segunda companhia mais sustentável do país, atrás da Natura, que se consolida como símbolo de empresa amiga da natureza.


"Os resultados desta pesquisa demonstram que os consumidores estão cada vez mais conscientes do papel fundamental que as empresas desempenham na sociedade. Em função, especialmente, dos eventos climáticos que atualmente impactam a todos, os consumidores esperam que as organizações priorizem o tema ambiental em suas agendas. Entre as marcas que mais se destacaram nesse contexto estão Natura, Petrobras, Banco do Brasil, Boticário e Nestlé. "A boa comunicação pode ser uma estratégia para potencializar a associação dessas marcas a esse atributo, ampliando sua relevância e impacto”, disse Eduardo Tomiya, fundador da TM20 Branding e um dos principais profissionais de branding no país.


Funcionário da Petrobras em plataforma de extração de petróleo no Espírito Santo - Bruno Santos/Folhapress

Em 2021, quando a mesma pesquisa foi realizada, a estatal ocupava uma das últimas colocações no ranking, tendo sido mencionada espontaneamente por 2,2% dos entrevistados. Desta vez, ela foi mencionada por 6,9%. A Natura, que lidera o ranking, foi lembrada aleatoriamente por 20,7% neste ano ante 9,9%, em 2021. Na sequência estão O Boticário com 4,7%, e Banco do Brasil e Nestlé empatadas com 3,7% das menções.


Ranking das empresas mais sustentáveis, na opinião dos entrevistados

Respostas à primeira menção - Top of Mind

Além de buscar identificar as empresas mais sustentáveis do país, a pesquisa também quis saber quais são os critérios cruciais que interferem nessa percepção dos consumidores.


Para eles, a sustentabilidade de uma empresa está relacionada à busca de alternativas para a redução do impacto no meio ambiente e a própria preocupação com a conservação da natureza, que é um cenário bastante distinto de 2021, no período pós-pandemia.


Os atributos foram estimulados na pesquisa e os entrevistados tinham que responder em uma escala de 0-10 o quão são importantes para ser uma marca sustentável. O nível de concordância com o atributo é a % de notas 9 e 10 da escala de 0-10 (top 2 box)

A pesquisa foi realizada pela Brazil Panels, que em seus painéis de internet realizou 535 entrevistas, em todas as regiões do Brasil.


Detalhamento da amostra:

Margem de erro da pesquisa: 4.24 pontos percentuais, com 95% de confiança.

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