top of page
Blog TM20_header_edited_edited.jpg

Conhecimento

Segurança nos estádios e finanças dos times incomodam mais brasileiros do que qualidade dos jogos

  • Foto do escritor: Edu
    Edu
  • 19 de mar.
  • 2 min de leitura

Visão panorâmica do Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro Mike Hewitt - FIFA/FIFA via Getty Images
Visão panorâmica do Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro Mike Hewitt - FIFA/FIFA via Getty Images

Matheus Castro

18 de mar, 2025


O futebol faz parte da vida do brasileiro. O esporte mais popular do país sempre está presente nas conversas entre amigos, nas mesas de bar e até mesmo em papos informais entre colegas de trabalho.

Resultados das partidas, atuações de craques e muitas reclamações, de temas mais variados possíveis, costumam ser os assuntos recorrentes dessas conversas. Não importa o time, o torcedor brasileiro tem sempre um ponto negativo para comentar.


Mas há algum tema que é uma constante entre as reclamações dos torcedores brasileiros? A ESPN teve acesso exclusivo a uma pesquisa que revela "Aspectos que o Futebol Brasileiro Precisa Melhorar".

A TM20 Branding Consultoria de Branding e Insights, em parceria com a Brazil Panels e InfoMoney, estruturou uma pesquisa de mercado quantitativa no mês de fevereiro com 2 mil pessoas, seguindo os critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para classes sociais e distribuição geográfica. Há uma margem de erro amostral de 2%.


O aspecto "campeão" de reclamações foi a Gestão Financeira dos Clubes, presente em 31% das respostas. Em seguida, aparece a Segurança nos Estádios, com 30%. Esses dois aparecem bem à frente dos demais e se relacionam mais com a organização das equipes e experiência dos torcedores nos jogos do que o desempenho esportivo em si.


Esse aspecto financeiro, no entanto, também está conectado com o nível do jogo nos gramados uma vez que as finanças organizadas são cruciais para um investimento maior nos elencos das equipes.


Em 3º lugar na pesquisa, a Qualidade Técnica dos Jogos aparece em 19% das respostas dos 2 mil entrevistados. Completam a lista a Formação de Novos Talentos, com 12%, e o Calendário de Competições, crítica favorita de 7%.


A pesquisa chegou nesses resultados após realizar a seguinte pergunta para os entrevistados com essas opções acima: "Na sua opinião, qual aspecto do futebol brasileiro mais precisa de melhorias?".


Os dados mostram que os fãs desejam um futebol "mais profissionalizado e seguro". Nessa linha, o esporte tem se transformado cada vez mais em um negócio – atualmente, o setor movimenta cerca de R$ 700 bilhões por ano.


Com esses resultados obtidos pela ESPN e outras informações bem relevantes, a pesquisa "Times de Futebol e Sites de Apostas (Bets)" será divulgada nesta terça-feira (18) em um painel do Sport & Business Summit, evento exclusivo do InfoMoney sobre negócios do esporte, que será realizado em São Paulo-SP.


Entre os participantes do evento, estão confirmados alguns presidentes de clubes do Campeonato Brasileiro, como Marcelo Teixeira, do Santos, e Marcelo Paz, do Fortaleza, além de Alex Bourgeois, CEO da SAF da Portuguesa. Marcelo, ex-lateral do Fluminense e Real Madrid, também participará de um outro painel.


 
 
 

コメント


TM20_logo_edited.png
bottom of page